sábado, 7 de maio de 2011

Entrevista

Ricardo Carreira aconselha as pessoas a investirem constantemente em qualificação profissional

No Maranhão muito está se ouvindo falar das oportunidades de negócios, empregos e melhor qualidade de vida com os empreendimentos que começam a se instalar no estado. No entanto, nem sempre fica muito claro que caminhos trilhar para não ficar à margem desse processo. Para o professor Ricardo Carreira, mestre em Gestão de Empresas, consultor de carreiras e diretor da Escola de Negócios Excellence, especializada em formação de executivos, o momento atual de todo maranhense deve ser de capacitação e qualificação.

Com sua experiência na preparação de profissionais de todos os níveis, Ricardo Carreira dá algumas dicas e orientações para quem ainda está na dúvida. “Todos devemos aproveitar este momento de crescimento e não desperdiçar as oportunidades que começam a aparecer. Já estamos sendo invadidos por profissionais do Brasil inteiro e temos de estar preparados para uma competição de alto nível”, alerta.

O Estado – Em meio à competitividade do mercado de trabalho, destaca-se quem tem experiência profissional e qualificação? Qual a melhor opção para quem está saindo da faculdade?

Ricardo Carreira – Não resta dúvida de que a competitividade no mercado de trabalho aumentou consideravelmente. O nível de exigência e expertise é cada vez maior. As organizações estão buscando pessoas que tenham conhecimento técnico associado
a padrões comportamentais que facilitem o relacionamento. Para atender a esse novo formato, os cursos mais indicados são os MBAs, que agregam conhecimento técnico com aspectos comportamentais, simulações da prática utilizada no dia-a-dia da empresa e oferecem uma aproximação maior com a realidade.

O Estado – Com a intensa propagação de programas de pósgraduação e MBA (Master in Business Administration, especialização em Administração), o mercado sinaliza para uma espécie de auto-regulamentação, mas os profissionais ainda têm dúvidas. Os dois cursos são equivalentes? O que traz mais vantagens: a pós ou o MBA?

Ricardo Carreira - É importante tante ficar claro que só uma graduação é algo básico, várias pessoas têm. De acordo com o MEC, há 20 anos apenas 1,5% da população tinha acesso ao nível superior, hoje estamos perto de 10%. O mercado de educação está em franca expansão, mas é preciso ter cuidado com o que é oferecido. Muitos cursos são iniciados apenas em função de uma expectativa que não se confirma e forma-se um profissional que não tem mercado para trabalhar. Acredito que hoje o curso mais completo, que agrega valor ao profissional, que mostra novas possibilidades e que aproxima o acadêmico da realidade empresarial, são os MBAs. Inclusive, de acordo com a revista Você SA de janeiro de 2010, um grupo de gestores de pessoas afirmou que o grande diferencial para a contratação é o MBA, por ser mais abrangente e falar de assuntos diretamente ligados à rotina da organização: liderança, custo, desempenho, estratégia, suprimentos, entre outros. Já para quem deseja seguir a carreira acadêmica ou ser um pesquisador, talvez a especialização tradicional seja a mais indicada.

Post retirado do blog http://blog.portalene.com/rcarreira/